quinta-feira, 5 de março de 2009

A cor do Som - Ao vivo no Montreux Internacional Jazz Festival


Continuando a sequência de posts sobre o festival de Montreux resolvi postar desta banda brasileira, que apesar de infelizmente ser pouco conhecida por aqui, foi a primeira de nosso país a se apresentar no festival, isso em 1978.
A Cor do Som, que é basicamente instrumental, apareceu em 1977 com o disco "A cor do som". (criatividade extrema...). A banda, que seguia uma linha pós tropicalista, era formada basicamente por músicos que acompanhavam Moraes Moreira após sua saída dos Novos Baianos; com um som que misturava MPB, ritmos regionais, musica clássica, rock clássico e principalmente rock progressivo eles logo conseguiram respeito no mundo musical sendo convidados para tocar no festival suíço no seu 1º ano de existência, onde gravaram o seu segundo disco. Eles se separaram em 85 para voltar em 96 com um novo disco e retornaram de vez em 2005 com a gravação de um disco acústico que contou com a participação de muitos convidado s inclusive Caetano Veloso que foi quem deu a ideia do nome da banda.
O disco, apesar de ter sido gravado ao vivo em 78 possui uma qualidade muito boa tanto pelo áudio como pelas musicas. Apesar de basicamente instrumental e de algumas musicas serem extensas (bem ao estilo progressivo) é um daqueles álbuns que escutamos de uma vez só tanto por causa do seu som original como pela energia das musicas que são contagiantes. Destaque para a ultima musica do álbum, um cover dos Beatles, que provavelmente será a versão mais diferente de Eleonor Rigby que já ouvi.

Download do Album (Rapidshare)
blog comments powered by Disqus