terça-feira, 3 de março de 2009

King Crimson- In The Court Of The Crimson King

Este é o primeiro álbum desta banda britânica e foi lançado em 1969. A banda começou com o baterista Michael Giles e Robert Fripp, algum tempo depois Greg Lake (futuro baixista do trio Progressivo Emerson, Lake & Palmer), Peter Sinfield (o grande letrista das músicas da banda e de algumas do ELP) e Ian McDonald juntaram-se à banda.
Até que lançaram este disco com forte influência do Jazz e da Música Erudita. Muitos entendidos do ramo musical consideram este álbum como uma grande influência para o Rock Progressivo que se segueria, Pete Townshend- o guitarrista do The Who- considerou o disco como uma obra-prima fantástica.
Voltando a história da banda: o nome da banda foi sugerido por Sinfield e era para fazer uma alusão a Belzebu, o príncipe dos demônios. Segundo Fripp, Belzebu seria uma forma ocidentalizada da frase Árabe B'il Sabab- que significa o homem com um objetivo- mas há controvérsias, pois alguns dizem que tal palavra vem do hebraico Ba'al-z'bub que significa o senhor das moscas. Depois de algum tempo de turnê, tocando com várias bandas consagradas como Rolling Stones, Janis Joplin e Iron Butterfly, Giles e McDonald saíram da banda e seguiram os seus projetos.
Depois do lançamento do segundo álbum, Greg Lake saiu da banda e juntou-se ao ELP. A banda ficou sem vocalista por um tempo até que Gordon Haskell assumiu os vocais. A banda teve muitas formações e continua na ativa, mas o único membro que está desde a formação original é Robert Fripp.
A capa do álbum foi feita por Barry Godber que morreu alguns meses após o lançamento do disco de um ataque cardíaco. Com relação à capa, o homem na capa é o Schizoid Man e o do contra-capa é o Crimson King. Como se pode perceber, os olhos de Schizoid Man revelam uma profunda angústia e tristeza que o atinge profundamente.
A primeira música do álbum "21st Century Schizoid Man" faz profundas críticas à Guerra do Vietnam, principalmente, no verso "Innocents raped with napalm fire": truduzindo, inocentes estuprados com napalm. O estupro era algo comum na pilhagem de um exército a uma outra cidade e napalm foi uma arma bastante usada naquela guerra para destruir vilarejos e matar Vietcongs escondidos, este uso era bastante parecido com o agente laranja de removgia a folhagem das árvores para tirar a camuflagem do Vietcong lá escondido.
A terceira música do álbum "Epitaph" seria o nome do álbum ao vivo da banda e um trecho dessa música seria usado posteriormente na música "Battlefield" de Emerson, Lake & Palmer. O álbum atingiu o terceiro lugar nas paradas britânicas e ganhou o disco de ouro nos EUA. Bom download...

Download do álbum