domingo, 8 de março de 2009

Big Brother And The Holding Company- Cheap Thrills

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, coloco este post de uma banda que continha uma das vozes femininas mais marcantes da história do Rock mundial, Janis Joplin. Pena que sua morte prematura aos 27 anos prejudicou e muito a continuidade do seu trabalho, assim como outros astros que morreram precocemente devido ao uso abusivo de drogas ou não...
A banda começou assim que Peter Albin encontrou Sam Andrew, que tinha uma forte influência de Jazz e Música Erudita, e James Gurley e os três começaram a fazer apresentações de improvisos até que alguém deu uma idéia de formar uma banda de verdade com álbuns e músicas próprias. Os três contataram um baterista e depois de um tempo sentiram a necessidade de uma voz forte, potente e marcante e chamaram a Texana Janis Joplin para se juntar à banda. Ela saiu do Texas para San Francisco para cantar algo mais psicodélico.
Os conflitos de diferenças entre Janis e o resto do grupo apareceram, segundo o guitarrista Sam Andrew que disse: "Nós estamos fazendo um favor para esta mulher ao deixá-la cantar conosco, Ela chegou vestida como uma Texana. Ela não parecia uma hippie. Ela parecia com a minha mãe, que também é texana..." e "Eu quero dizer: ela era boa, mas ela tinha que aprender como o fazer. Levou cerca de um ano para ela aprender como cantar com uma banda elétrica."
"Cheap Thrills" é o segundo álbum da banda, foi lançado em 1968 e o último com Janis Joplin como vocalista, pois ela saiu da banda para fazer carreira solo para poder fazer um som mais Soul e de quebra ela levou o guitarrista Sam Andrew para o seu novo projeto.
O nome do álbum era para ser "Sex, Dope And Cheap Thrills", mas a gravadora Columbia Records não aceitou plenamente o nome do álbum. A capa do álbum foi desenhado pelo cartunista Robert Crumb depois de uma foto dos membros da banda pelados em uma cama (seria uma mostra da contra-cultura hippie e do estilo muito difundido por john Lennon "Make Love, Not War) ser discartada como capa do disco. A capa deste disco é a nona colocada da lista da Rolling Stone das cem melhores capas de discos.
O álbum é bastante pesado, possui riffs marcantes, solos muito bons com distorções de guitarra muito fortes, uma bateria muito marcante e gritos agudos e estridentes tudo o que o bom Rock And Roll pede. (Detalhe, essas características estão presentes já na primeira música do álbum). Mas as músicas mais calmas aparecem para balancear a agitação do álbum, mas os excessos (distorções de guitarra e batida mais forte da bateria) aparecem em alguns momentos da música. A música em questão é "Summertime" que, na realidade, é uma ária composta por George Gershwin em 1935 e depois de um tempo essa música tornou-se um Jazz. Este álbum possui um dos maiores sucessos de Janis Joplin que é "Piece Of My Heart" que contém o famoso verso: " I want you to come on, come on, come on, come on and take it". "Cheap Thrills" teve um re-lançamento com músicas bônus são elas: "roundblock", "flower In The Sun", Catch Me Daddy" e "Magic Of Love", sendo as duas últimas oriundas de um show.
O grupo fez apresentações nos festivais de grande sucesso da época como o Monterrey Pop e fizeram shows por todo os Eua, antes de Janis sair da banda em 1968. A banda continua até hoje, mas com uma formação bem diferente. Eles lançaram um álbum em 2006 intitulado "Hold Me" com Sophia Ramos como vocalista e Chad Quist como guitarrista e lançaram, em 2008, uma copilação de músicas chamada "The Lost Tapes" com canções de concertos entre os anos de 66 e 67 e possui doze músicas nunca antes lançadas.
Mulhers, Feliz Dia Internacional da Mulher! Fica a dica que as mulheres também podem fazer um Rock'n'Roll de estilo e qualidade também! Bom download...

Downlaod pelo Rapidshare
Downaldo pelo Megaupload