sábado, 21 de janeiro de 2012

Engenheiros do Hawaii - Ouça o que eu digo: mão ouça ninguem


Eu queria ter postado esse album antes mas fiquei um periodo sem net aqui em casa e somente agora retornou.
Ganhei esse disco no natal e foi bem interessante escuta-lo. Engenheiros é minha banda nacional favorita e apesar já conhecer todas as musicas do disco, não conhecia esse e algumas musicas estão bem diferentes das versões que eu conhecia.
Bom, para começar o disco foi lançado em 1988 e é o terceiro da banda; ele pode ser considerado uma continuação do album anterior "Revolta de Dandis" pois segue o mesmo estilo. Os grandes sucessos do album foram , além da musica titulo, "Cidade em chamas", "a verdade a ver navios" e uma das minhas favoritas, "somos quem podemos ser".
Uma das primeiras coisas que reparei ao pegar o disco foi relembrar que os Engenheiros já foram um power trio, coisa que devido as formações dos últimos albuns que são bem mais complexas; temos Humberto Gessinger na voz, baixo e guitarra, Augusto Licks na guitarra, violão e piano e Carlos Maltz na bateria; essa formação "power trio" fica em evidente em algumas musicas, como em "sob o tapete" onde temos o baixo marcante como em outras bandas do genero. O disco é muito bom, com doses de pop mas principalmente voltado ao rock progressivo e é claro, com as ótimas letras da banda. Ainda podemos citar algumas referencias ao Pink Floyd, mais precisamente a Roger Waters, na musica "tribos e tribunais".
A turne deste album continuou com o sucesso da turne anterior lotando shows em diversos lugares do brasil e do exterior... sim, bizarramente, a banda fez vários shows em países da extinta União sovietica e até ganharam um bom dinheiro com isso e que infelizmente não valia nada fora de lá...
Para quem gosta de engenheiros ou para quem só conhece a sua fase "acústica" o disco é uma ótima pedida.
Como todos já sabem, ontem o megaupload saiu do ar e levando com ele milhares de arquivos entre eles diversos do nosso blog, eu e o Gustavo vamos continuar a usar o rapidshare e mais algum serviço até encontrarmos algum que nos agrade para recolocarmos os arquivos perdidos online de novo.