
Foi uma longa ausência... semanas conturbadas, provas, preguiça, muito trabalho (no trabalho e na facul) e para terminar bem a semana um acidente com um espelho que gerou muito pontos e me impediu de escrever por um tempo... mas vamos lá.
Faz tempo que queria trazer um álbum dessa banda para cá (o atraso se deu pelo fato de eu só conhecer esse álbum e mais algumas musicas perdidas). Jefferson Airplane é conhecida mundialmente pelo seu pioneirismo no rock psicodélico, principalmente em solo americano. Eles apareceram em São Francisco em 1965 (local de grande disseminação de drogas e culturas estranhas) e nesse ano em especifico marcou o estouro da cultura folk na cidade. E o folk foi uma das primeiras experiências da banda que contava entre seus integrantes o musico folg Paul Kantner, o guitarrista de blues Jorma Kaukonen, a vocalista de Jazz e folk Signe Toly Anterson, o baterista Jerry Peloquin e o baixista Bob Harvey. No mesmo ano temos o lançamento do primeiro álbum (beeeem folk) e a saida de Peloquin por não aprovar o uso de drogas pelos membros da banda. Assim a banda começou a desenvolver um som mais elétrico e psicodélico; outras mudanças ocorreram como a entrada da cantora Grace Slick, autora do grande clássico da banda, White Rabbit.
Todas essas mudanças culminaram no grande álbum Surrealistic Pillow, que era tão psicodélico e inovador (para a época e região) que o produtor Jerry Garcia falou que ele era tão surrealista quanto um travesseiro, daí o nome. Nos créditos do disco Garcia ganhou o titulo de conselheiro espiritual e musical da banda (ele também toca guitarra em algumas musicas).
O album foi lançado no mesmo ano e época do Sgt. Peppers dos Beatles (umas das bandas inspiradoras do Jefferson), The Piper at the Gates of Dawn (Pink Floyd) e The Velvet Underground and Nico, todos grandes nomes do psicodelismo mundial. O disco ganhou o premio de disco de ouro e ocupou os topos das paradas americanas.
Os grandes sucessos do álbum foram as musicas White Rabbit (inspirada em Bolero de Ravel, Alice no País das Maravilhas e LSD, muito LSD) e Somebody to Love. O disco original de 67 possui 11 musicas mas temos várias faixas extras no relançamento de 2003. No lançamento em 67, as versões em cassete e Stereo 8 possui a ordem das faixas diferentes.
Para quem curto o movimento psicodélico dos anos 60 e 70, ou quer escutar algo diferente e de muito boa qualidade vale muito a pena o download.
Tentarei não demorar muito para meu próximo post na qual trarei Bob Dylan e Boston.