
Sabe aqueles albuns que você baixa no meio de um monte de coisa e acaba esquecendo de ouvir? Foi exatamente isso que aconteceu e olhando por um outro lado, foi ótimo pois consegui escutar esse album mais tranquilamente e perceber o quanto ele era bom. Na realidade o pc tocou uma musica aleatória deles, me interessei e fui escutar o album. É sensacional.
Eu sei que sempre falo que os albuns que coloco aqui são sensacionais mas esse realmente me surpreendeu e é um dos melhores albuns de Southern Rock que escutei esse ano.
Gov't Mule (lê-se Government Mule) é uma banda americana de Souther Rock (rock sulista mais voltada para o country para aqueles que não lembram) e Jam Rock (gênero surgido nos anos 70 reconhecido pelas grandes sessões de improvisação durante as musicas). A banda começou como projeto paralelo de alguns membros da banda Allman Brothers Band (um dos ícones do Jam Rock) que tinha acabado de se reestruturar novamente (isso aconteceu no começo da decada de 90 devido ao sucesso sobre o lançamento de boxes com coletâneas e materiais inéditos da banda). A nova formação do Allman tinha na guitarra Warren Haynes e no baixo Allen Woody, sendo que ambos eram grandes fãs do formato power trio (Cream, Jimi Hendrix Experience, etc), assim juntamente com o baterista Matt Abts (que tocava em outra banda discidente do Allman) eles formaram o Gov't Mule que se apresentava nos intervalos dos shows da Allman e no segundo ano de vida lançou um album próprio (esse que estou postando). A banda existe até hoje (com alguma reformulação principalmente por causa da morte do grande baixista Allen Woody) tendo lançado grandes albuns de estudio e ao vivo principalmente nos periodos onde a Allman Brothers estava de "férias".
Este álbum que estou postando, como já disse, é o disco de estreia da banda e foi lançado em 1995. Ele consegue reunir três grandes estilos musicais de uma maneira fantástica, em primeiro lugar o som ora calmo, ora agitado, mas sempre com uma guitarra marcante do Southern Rock, o som sempre psicodélico com um baixo "groove" dos powers trios e para fechar as grandes sessões instrumentais improvisadas do Jam Rock, e esse é uma das estrelas do disco pois essas partes passam por tantos estilos que é difícil citar todos e quais musicas, mas vemos sempre presentes o blues, Jazz (esse inserido de uma maneira muito forte o que é incomum no gênero), o funk, bluegrass, progressivo e o rock clássico setentista. E no meio de tudo isso um vocal excelente do guitarrista Haynes, que se adapta muito bem seja qual o estilo executado na musica.
A maior parte das musicas são próprias mas temos alguns covers interessantes, como uma ótima versão da musica Mr. Big do Free (destaque para o baixo que já era marcante no Free e aqui está ainda mais forte).
Com o tempo trarei mais trabalhos dessa ótima banda.