
Se alguem acompanha este blog a algum tempo talvez se recorde de quando eu postei o primeiro album de Jimi Hendrix, disse que apesar de admirar ele como guitarrista e compositor não gostava dele cantando e que preferia muitas de suas musicas em versões de outros artistas.
Creio que isso vale para os seus outros albuns, esse no entando, é maestral. Electric Ladyland é o ultimo disco de estudio de Hendrix com a sua banda "The Jimi Hendrix Experience", e na minha opinião foi o alge da carreira deste musico fantástico que infelizmente veio falecer muito cedo. O por que deste album agradar tanto, não só a mim, como a maioria dos fãs e criticos?
São muitos fatores que influenciaram este album mas acredito que a pedra inicial da mudança foi a criação do seu proprio estudio em NY chamado de "Electric Lady" (devido a uma série de problemas o mesmo só ficou pronto em 1970) , enquanto isso Hendrix passou a utilizar o Record Plant Studios também em NY. O motivo da criação desde estudio é porque Hendrix queria mais liberdade e tempo para fazer suas musicas, isso também culminou na saida do produtor Chas Chandler, que devido a sua formação preferia que os albuns fossem feitos em um formato mais pop, ou seja, sem muitos exageros, com musicas mais curtas e que as gravações ocupassem poucas horas por musica. E isso é exatamento o contrário que Hendrix queria e a visão de Chandler pode ser percebida nos dois albuns anteriores do Experience.
Seja como for outro trunfo do album é o perfeccionismo de Hendrix que levava horas, senão dias, para gravar uma unica musica, sendo que segundo as lendas, a musica Gypsy Eyes foi regravada mais de 43 vezes. Isso, somado a alguns atritos já existentes, principalmente com o baixista Noel Redding, resultou no fim da banda. Diz-se que Hendrix voltava escondido para o estudio para regravar principalmente a sua voz em diversas musicas e que quando, após horas trancados no estudio, Redding saia para "tomar um ar", ao retornar Hendrix sozinho tinha regravado por conta própria trechos do baixo.
Outra ideia da gravação do album são os convidados, Hendrix chamou diversos amigos (musicos) para participar da gravalção deste album, como por exemplo Buddy Miles (baterista e percucionista) que inclusive já publiquei aqui um album seu de homenagem a Hendrix.
Após muito tempo de gravações, brigas e problemas o album sai em outubro de 68 e logo encontra problemas, na versão inglesa temos várias mulheres nuas na capa do disco e o mesmo é recolhido e tem a capa alterada. No entando, para os fãs a espera não foi em vão, o disco é sensacional e leva o experimentalismo de Hendrix ao limite. Abusando de efeitos, técnicas de gravação, Hendrix tira um som incrivel da guitarra e faz musicas que estão alem de seu tempo, tudo isso com uma qualidade impressionante.
Logo de cara, a primeira musica é uma miriade de sons psicodélicos da qual Hendrix mostra todo a sua criatividade a abuso dos novos efeitos de estudio. O album também tem uma pitada de blues com a musica Voodoo Child onde Hendrix mostra o porque é considerado um dos mestres da guitarra e também um pouco de Jazz com a musica 1983...( A Merman I Should Turn to Be). Mas os grandes destaques do album são All Along The Watchtower, provavelmente a melhor versão já feita desta musica de Bob Dilyan, e Voodoo Child (Slight Return), grande clássico do rock e dono de um dos mais famosos riffs da historia (apesar que considero o cover de Stevie Ray Vaughan a versão definitiva desta musica).
Resumindo, o álbum é sensacional e deve estar na coleção de qualquer pessoa que curta o rock'n'roll. Como já disse, esse foi o ultimo álbum do Experience (depois de seu lançamento a banda acabou) e também foi o ultimo com Hendrix assumindo a direção geral, pois nos últimos dois anos de sua vida ele tentou novas bandas, gravou muitas musicas para tentar organizar um novo álbum, infelizmente ele veio a falecer em 18 de setembro de 1970 em situação nunca esclarecida oficialmente. Eu coloquei a primeira capa do álbum inglês que foi censurada, entretanto ela foi utilizada em versões remasterizadas lançadas em CD.
Peço desculpa por ter abandonado o blog essa semana mas tanto eu como o Gustavo estavamos ocupados na faculdado, assim espero que a partir de semana que vem voltamos a postar com maior regularidade.