segunda-feira, 19 de julho de 2010

Nuthin' Fancy - Lynyrd Skynyrd


Após algum tempo afastado daqui do blog finalmente estou trazendo uma postagem nova. O album da vez é o terceiro album da banda norte americana Lynyrd Skynyrd, Nuthin' Fancy.
Lynyrd, um dos maiores nomes do Southern Rock e dona de diversos "hinos" do rock, dispensa apresentações entretanto, esse álbum, lançando em 1975, não tem a mesma qualidade dos dois anteriores e mesmo assim atingiu o alto das paradas americanas.
O motivo para a queda de qualidade são muitos mas o primeiro e mais citado é a intensa turnê que a banda vinha fazendo que minou a saúde da banda e provocou a saída do baterista Bob Burnes. O Lynyrd, apesar de ter apenas dois álbuns anteriores, já existia a muito tempo e para a gravação dos dois primeiros discos eles já possuíam diversas musicas que vinham aperfeiçoando a anos, isso não ocorreu nesse disco que a banda teve que compor praticamente no estúdio e não teve muito tempo para compor. No começo das gravações, eles só tinham a musica "Saturday Night Special" (grande destaque do disco) pronta, o restante foi feito em 21 dias de trabalho, com praticamente 16 horas diárias no estúdio. Quando o disco ficou pronto, Ronnie Van Zant resolveu chamar o album de Nuthin' Fancy.
A turnê que se seguiu ao lançamento foi chamado pela banda de "Torture Tour" (turnê da tortura); foram tantos problemas que Ed King saiu da banda, quartos destruidos, bebedeiras, brigas... Segundo Ronnie "Nós tinhamos garrafas de Dom Perignon, whiskey, vinho e cerveja... Nós não seriamos capazes de lembrar da ordem das musicas. Fizemos o Who parecer com garotos indo para a igreja domingo...".
Em todo caso, eu gostei desse album apesar de meio curto e realmente estar um pouco abaixo dos antecessores, para quem curte Lynyrd e southern rock é uma boa pedida.