
Faz tempo que não coloco nada aqui do Van Halen, banda americana formada no final da década de 70 e que foi um dos maiores ícones da década de 80. O álbum que estou postando, 1984 (na capa o numero está em caracteres romanos MCMLXXXN e é o ano de lançamento do álbum), é o sexto da banda e um dos mais aclamados pela critica pelos fãs, sendo que ocupou por várias semanas o segundo lugar de disco mais vendido nos EUA (Perdeu para Thriller do Michael Jackson, por sinal o álbum mais vendido da historia e do qual Eddie Van Halen faz o solo na musica Beat it).
Como já disse, esse é o sexto disco da banda e marca uma pequena mudança no estilo da banda pois é o álbum onde o teclado de Eddie (guitarrista da banda e que possui também grande habilidade no piano) ganhou mais espaço principalmente na musica "Jump", um dos maiores sucessos desse álbum e da banda. O disco também marca a saída de David Lee Roth da banda devido a desentendimento com os irmãos Van Halen; outra novidade é que a primeira vez que a banda utiliza seu próprio estúdio para as gravações. Problemas a parte, Roth fez um excelente trabalho e realmente esse é um dos melhores trabalhos da banda, tanto na qualidade das musicas como na sua execução.
Como em vários discos da banda (não posso afirmar todos porque nunca ouvi todos) a primeira musica é um pequeno trecho instrumental que já tinha sido executada em alguns shows da banda. O disco é recheado de musicas que se tornaram grandes sucessos da banda, como Panamá, Jump, I'll wait e Hot for Teacher, sendo que todas as musicas são creditadas a todos os membros da banda. Na Inglaterra, devido a uma campanha anti-fumo, o disco vinha com um adesivo com o nome do álbum sobre a mão com o cigarro.