
Faz muito tempo que não coloco algo do Deep Purple e confesso que um dos maiores problemas é escolher algum dos muitos albuns que a banda possui (isso sem contar a infinidade de albuns ao vivo).
Bom, problemas a parte, escolhi postar esse álbum com o bizarro nome de "Bananas" (um dos nomes mais estranhos que já vi em um disco apesar de sem bem simples). O album foi gravado no começo de 2003 (lançado no mesmo ano juntamente com uma turnê de divulgação) e é o 17º álbum de estúdio da banda. Escolhi esse disco por ser o primeiro desta ultima fase (e formação) que a banda assumiu, com um som meio pesado mas ainda hard rock (apesar de meio distante do som que marcou a banda nos anos 70).
Como já disse é o primeiro album com a atual formação, ou seja, Ian Gillian nos vocais, Steve Morse na guitarra, Roger Glover no baixo, Ian Paice na bateria sendo o único membro restante da primeira formação da banda e Don Airey nos teclados, substituindo o lendário Jon Lord, também membro fundador da banda, que se retirou em 2002 devido a idade e para seguir projetos solos mais focados na musica clássica. Este é o primeiro disco com Don Airey e podemos perceber uma pequena mudança no estilo dos teclados, e que, apesar de Airey "mandar muito bem" o instrumento não tem o mesmo destaque que tinha juntamente com a guitarra nos anos 70. Vale lembrar que quando Lord saiu ele deixou o seu orgão Hammond de herança na banda assim o som característico ainda é o mesmo. Outro ponto que vale ressaltar é uma curiosidade, é o primeiro álbum do Deep Purple que Gillian possui um backvocal em uma musica (quando uma musica possui back é ele mesmo que faz a gravação); isso ocorre na musica Hunter que possui o back vocal feminino de Beth Hart.
O álbum é muito bom, com um instrumental impecável e musicas bem elaboradas, mas eu realmente gosto mais do estilo e das composições da banda da época do Machine Head (na minha opinião e de muitos, o maior trabalho da banda). Quero deixar claro que isso é questão de gosto e que a banda evoluiu no quesito qualidade e que seus shows atuais são muito elogiados pelos fãs, mas eu prefiro o estilo de composição dos anos 70. O álbum foi bem recebido pela critica e teve boa vendagem, assim eu recomendo a todos que gostem de Deep escutarem e formarem sua própria opinião.
Reza uma lenda que a banda pretende gravar um novo álbum de estúdio no começo desse ano e que será seguindo por uma nova turne mundial (esperamos que eles voltem para o Brasil, onde já fizeram muitos shows).