terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pink Floyd- Animals



Este é o meu último post antes de viajar. E para fechar com chave de ouro, disponibilizarei um álbum conceitual do Pink Floyd (banda que não postávamos há um certo tempo).
O álbum foi gravado em 76 e lançado no começo do ano seguinte; para se entender um pouco do álbum, deve-se ver o que a Grã-Bretanha estava passando naquela época: Alta inflação, altos níveis de desemprego, a indústri dominando tudo, violência racial, além do surgimento do Punk Rock. Então, o Pink Floyd lançou um álbum para mostrar tudo o que estava acontecendo. O mais interessante é que ele baseiou a sua obra em uma literatura, mas precisamente no livro "A Revolução dos Bichos" de George Orwell- que era uma espécie de comunista que criticava o próprio sistema vigente (mais precisamente Stálin, pois o seu livro retrata metaforicamente a Revolução Russa e como o poder corrompeu o grande líder. Não preciso dizer que os EUA se aproveitaram ao máximo da crítica de Orwell para estragar a mais a imagem do Socialismo; enfim politicagem a parte).
Basicamente, o livro fala de uma fazenda, onde os bichos tomam o poder e cada animal representa algo da sociedade humana: Os porcos são líderes; os cães são a lei; as ovelhas representa o povo submisso, pois elas só repetem o que é dito e não contestam.
Não preciso dizer que algumas músicas deste álbum começam com o nome das três espécies que acabei de citar. A primeira música e a última do álbum se chama "Pigs On The Wing" que foi dividida em duas partes e separadas; elas destoam um pouco da temática do álbum, mas o complementam bastante. Na segunda parte, Roger Waters se chama de cachorro por assim dizer e essa música retrata um pouco da vida pessoal do cantor.
A segunda música "Dogs" fala de homens de negócios megalomaniacos que se destroem por causa do mercado, uma coisa interessante é que os latidos que podem ser escutados foram executados por Richard Wright no sintetizador. "Pigs" terceira música do álbum ainda fala um pouco dos homens de negócios, mas começa a abordar mais os líderes mundiais, como: Margaret Thatcher (figura importante no governo britânico da época) os sons de porcos foram feitos por Gilmour em uma "Talk Box" que é um aparelho de distorce a voz (usado muito por Peter Frampton e Bon Jovi).
A penúltima música é "Sheep" e utiliza um salmo bíblico durante a mesma (o salmo é aquele bastante famoso: "O senhor é meu pastor..."). "Sheep" e "Dogs" já haviam sido tocadas na turnê do "Dark Side Of The Moon", porém elas não tinham estes nomes, pois se chamavam "Raving And Drooling" e "You Gotta Be Crazy" respectivamente; porém o projeto mudou ao longo dos anos.
A capa do álbum foi feita após a gravação do mesmo e o artista chamado foi Hipgnosis (um dos maiores artistas de capa de álbuns) e ele deu três idéias para a banda: uma deles seria de uma criança tentando entrar no quarto de seus pais enquanto eles estão trasando ("copulando, como animais"), porém Waters interveio nessa parte de criação e sugeriu usar uma estação com um porco gigante flutuando sobre ela. Bom download...

Download pelo Rapishare

Download pelo Megaupload