
O Gentle Giant começou após algumas experiências que os irmãos Shulman tiveram em um passado recente à formação da banda, pois os três irmãos de origem escocesa tiveram uma criação muito musical devido ao seu pai músico e eles se tornaram multi-instrumentistas e eles lançaram alguns álbuns como Simon Dupree And The Big Sound(Simon Dupree foi um pseudônimo adotado por um dos irmãos).
Enganam-se aqueles que acham que eles começarm tendendo para o Progressivo, pois eles iniciaram como uma banda de Rhythm-and-Blues e por influência de uma gravadora foram mudando aos poucos. Em 1968, eles lançaram um single como "The Moles- We Are The Moles"; muitos acharam que fosse um projeto a parte dos Beatles com Ringo Starr como vocalista, mas pouco tempo depois Syd Barret do Pink Floyd desmentiu esta história.
A formação do Gentle Giant começou a pertir do momento que os irmãos perceberam a necessidade de músicos muito melhores dos quais estavam acostumados a tocar com: então eles chamaram doi smulti-instrumentistas, Gary Green (Guitarra, Bandolim) e Kerry Minnear (Tecladista, cello); além do baterista Martin Smith que já havia tocado com Simon Dupree and the Big Sound. A nova banda passou a ter três vocalistas, pois dois dos irmãos cantavam e Kerry também dava uma canja, porém Kerry não cantava em shows devido a um problema que ele tinha em projetar a voz a um nível bom para amplificá-la.
O primeiro álbum da banda não tardou a ser lançado e é justamente este que estou postando. A primeira impressão que tive ao ouvir este álbum foi o de achar o som muito parecido com os dos Mutantes, mas ao longo das músicas esse impressão some. Este álbum mostra a diversidade da banda com relação aos sons que os membros já faziam antes, pois há elementos de Blues, Soul, Groove, Rock além do Progressivo e para mostrar o quanto esta banda podia oferecer para o público há mais de dez instrumentos diferentes utilizados para a composição da obra.
A primeira música do álbum "Giant" fala sobre a nova banda e a chegada da mesma gigante, pois muitas partes juntas fazem-na assim. "Funny Ways" é a segunda música e fala sobre diferenças de comportamento/caminhos e pede a compreensão do mesmo, além de te dar a opcão de "seguir o seu próprio caminho ou esperar por eu" (trecho traduzido da letra). "Alucard" a terceira música, usa palavras soltas que representam os sentidos para mostrar que alguém precisa de ajuda e no final há a citação de Ogros da noite. a quarta música intitulada "Isn't Quiet And Cold?" fala de uma pessoa que perdeu o ônibus e teve que ir andando e ficou ouvindo o silêncio da rua a noite que era quebrado com pequenos barulhos como passos.
Quinta música "Nothin At All" fala de uma moça que sentou-se a beira de um rio e ficou observando a paisagem e um casal e ele percebe que não é nada em relação ao tudo e ela sente medo em encontrar um antigo amor e é nessa música que tenho a impressão de aparecer um trecho de uma composição de Franz Liszt. A última música com letra é "Why Not?" fala de coisas que e por que não fazê-la por mais idiotas e pouco comuns que sejam. A última música do álbum propriamente dita é "The Queen" que começa com o hino Britânico que salva a Rainha e depois tem suas nuances. Enfim, bom download...
Download pelo Rapidshare
Download pelo Megaupload