segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Emerson, Lake And Palmer- Emerson, Lake And Palmer



Bom, este deve ser o último post do blog no ano de 2009 e já que as nossas últimas postagens não seguiram um padrão... Enfim, como estou na casa do meu primo e não é fácil de achar coisas para postar, procurei algo fácil de achar e de postar.
Escolhi este álbum e fiquei surpreso, pois este é o primeiro álbum do ELP- que foi lançado e gravado no ano de 1970- e eu não o tinha postado! Fiquei estupefato e decidi postá-lo na hora.
O álbum em si não é um trabalho conjunto da banda, excluindo a primeira música que teve a composição feita pelos três membros, mas as outras são solos de cada um ou inserção vocais com um mix de balada feito por Greg Lake.
Sabe-se que Keith Emerson sempre foi influenciado pela música erudita e isso fica bastante claro nesta obra, pois duas canções possuem trechos, motivos e harmonias de grandes músicos clássicos, como: Béla Bartók e sua "Allegro Barbaro" em "The Barbarian"; Janáček e o primeiro movimento de "Sinfonietta" é usado em "Knife Edge", além disso durante a música há um trecho da Suíte Francesa em Lá menor de Bach.
A quinta música "Tank" do álbum é um solo de bateria feito por Carl Palmer e que costuma ser executado durante as apresentações da banda em trechos de outras músicas.
A última música do álbum "Lucky Man" se tornou o sucesso comercial da banda e até virou single; como se pode perceber não era a mais progressiva de todas, mas represetava um pouco o esperíto da banda, pois o seu solo foi gravado em um take e foi completamente improvisado. Palmer e Emerson não queriam colocar esta música no álbum, não devido ao fato de ter sido composta para violão não elétrico por um garoto de 12 anos chamado Greg Lake, mas devido ao fato de ser comercial.
Este álbum possui uma capa interessante, pois aparece uma figura de um pássaro branco no centro da capa e no canto esquerdo de quem olha para a pintura pode-se notar uma orelha e apartir do movimento da asa do pássaro nota-se também uma cabeça careca sendo formada; esta pintura pertenceu a Nic Dartnell e a pintura estava destinada para o grupo estadunidense "Spirit" e o homem careca da capa é o baterista desta banda, porém o grupo viu a pintura, comprou-a e gostou tanto que a colocou como capa do primeiro álbum da banda.
Para que a visualização do uso das músicas eruditas, disponibilizá-las-ei aqui no blog através do Youtube.
Béla Bartók- Allegro Barbaro (Usado em "The Barbarian")

Leoš Janáček- Sinfonietta (Usado em "Knife Edge")

Bach- Suíte Francesa em Lá menor (também usada em "Knife Edge")
A parte utilizada por Emerson é a chamada Allemande que vai até os dois primeiros minutos de vídeo.


Download pelo Rapidshare.

Download pelo Megaupload.