segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Supertramp- Breakfast In America



Eu decidi postar este álbum, pois um amigo que entende muito de música recomendou-me-o. Porém eu já conhecia a banda Supertramp- tanto é que pretendia postar o álbum "The Crime Of The Century- mas mudei de idéia sobre o primeiro post desta banda, pois gostei muito deste álbum.
A banda britânica começou através de uma anúncio no jornal chamando músicos e o primeiro nome da banda foi "Daddy", mas depois veio a mudar para Supertramp graças ao livro "The Autobiograph Of a Super-Tramp". A banda começou no início dos anos 70 ao lançar um álbum homônimo à banda e o sucesso veio após o festival da ilha Wight. Este é o sexto álbum da banda e foi gravado em 1978 e chegou a ganhar o Grammy de melhor capa batendo um álbum do Talking Heads e do Led Zeppelin, por falar na capa: A capa mostra a visão da cidade de Nova Iorque (com as torres gêmeas ao fundo) através da janela de um avião e a estátua da liberdade na verdade é uma gorçonete com um copo de suco de laranja na mão levantada com o cardápio do seu restaurante no outro na mesma posição da estátua. O design da capa foi feito por Mike Doud. O álbum teve a maior vendagem da banda e chegou a vender cerca de 4 milhôes de cópias o que resultou no sucesso da banda na Inglaterra finalmente, pois eles não haviam atingido tanto sucesso por lá, sobre as músicas pode-se dizer:
A primeira música do álbum é muito boa, pois possui um teclado com nuances ao fazer uma série de acordes expondo-os repetidamente e um sax muito bom. A segunda música "The Logical Song" é uma bela música e com uma harmônia bastante sólida e lógica sem "feelings" e intuições dos artistas e conta com uma curiosidade que são palmas em um pequeno trecho para ressaltar o andamento da música; a música retrata a história de um cara que foi criado para pensar logicamente e acaba alienado sem saber quem ele é de verdade. A terceira música ("Goodbye Stranger") lembra um pouco Genesis, mas tem suas peculariedades na bateria e na guitarra, mas eu considero essa música um Pop progressivo, pois a banda não usa muito sintetizadores ou órgão. A música homônima ao álbum- cuja a gravação foi motivo de briga entre dois membros da banda, pois um deles queria que a música não fosse gravada e que não fosse o nome do álbum devido ao fato de preferir "Working Title" ou "Hello Stranger"- é bem interessante e possui diversos sons ditos esquisitos (por falta de termo melhor) que diferem um pouco do estilo das outras três e é a menor música do álbum com menos de 3 minutos. A quinta música "Oh Darling" eu achava que tinha alguma ligação com a música dos Beatles que tem esse nome (tanto é que achei que tinha alguma ligação, pois o Supertramp laçou um álbum chamado "Free As A Bird", mas não encontrei nenhuma referência). A sexta música possui uma ótima inserção de instrumentos de sopro para fazer um pequeno solo durante a música. As outras músicas seguem o modelo de piano elétrico com riffs de guitarra e a voz aguda do vocalista. A última música "Child Of Visions" encerra com chave de ouro este excelente álbum que possui uma harmonia bastante interessante e um jogo de perguntas e respostas feito pelo piano elétrico e o teclado (ao meu ver).

Download do álbum pelo Rapidshare
Download do álbum pelo Megaupload