
Este é o primeiro álbum desta banda britânica de Progressivo que tinha nos teclados nada mais nada menos do que Keith Emerson (que nos anos 70 se juntou com Greg Lake e Carl Palmer para formar o ELP). O som da banda não era tão ligado ao progressivo (o tamanho das músicas também não eram grandes), mas tendia, pois o teclado, ora órgão, de Keith Emerson puxava para este lado; porém há a presença de guitarra o que lembra muito Blues com uma pitada de Hendrix.
A música homônima ao álbum é bem curta e bacana, possui um coro com onomatopéias bem interessante; a música seguinte é até bastante psicodélica com uma pitada de Joplin na voz (apesar de ser um homem cantando) e o teclado "alucinando".
"Rondo" é a música seguinte (sim, esta música também foi utilizada pelo ELP), porém ela não fora composta pelo Emerson, mas sim por Drubeck (pianista de jazz Estadunidense) a música original tem como nome "Blue Rondo a la Turk". Vide o vídeo da música original para comparação:
Geralmente, Emerson coloca em alguma parte da música um trecho de alguma composição erudita (muitas vezes, ele usa "Toccata e Fuga" de Bach)
A quinta música "War and Peace" é bem beligerante devido a bateria que cria um aspecto de guerra e a música seguinte tende um pouco para o progressivo, mas ainda fica retida no Blues e no Rock e tendendo ao Erudito no final com uma parte de piano executada por Emerson; as outras músicas- embora sejam importantes- não possuem grandes destaques.
A banda surgiu em 1967- mesmo ano de lançamento deste álbum- por duas pessoas que não participaram da gravação do dito cujo, entretanto ao longo do ano foram entrando Keith Emerson (Teclado; órgão), David O'List (guitarra, voz, flauta, trompete), Brian Davidson (bateria, tubular bells) e Lee Jackson (Baixo, guitarra e voz). À propósito, o nome desses quatro caras originou o nome Emerlist Davjack, pseudônimo formado com alguma parte do nome dos quatro membros, resultando no nome do álbum. A capa é bem simples e foi tirada por Gered Mankowitz e mostra os membros aparentemente pelados, mas envoltos de papel celofane. Basicamente, é isso; bom download...
Download do álbum.