quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tony Iommi and Glenn Hughes - Fused


Este disco é diferente do normal pois não pertence a uma banda em si, e sim, a dois grandes nomes do rock que já tinham tocado juntos e resolveram fazer este projeto "solo" em 2005.
Tony Iommi é o grande guitarrista da banda Black Sabbath, sendo o unico membro da banda que participou de trodos os albuns. Iommi é canhoto e perdeu parte de alguns dedos da mão direita na adoslescencia porem não desistiu da guitarra. Em 68, junto com Ozzy Osbourne, fundou a banda Black Sabbath, que é considerada um dos precursores do Heavy Metal, mais por causa das letras e atitudes da banda, do que pela guitarra de Iommi, que apesar de ser pesada para a época, e que durante os shows, seus solos serem enormes, tem muita influencia de blues e é bem ao estilo setentista. Iommi lançou alguns albuns solos e em 96 gravou com Hughes, porem o album vazou como botleg sendo lançado oficialmente somente em 2004.
Glenn Hughes começou sua carreira no Trapeze, onde era baixista e vocalista. Em 73 ele entrou no Deep Purple, onde lançou diversos albuns até 76 quando saiu da banda e partiu para projetos solos. No Deep Purple, Hughes dividia os vocais com Coverdale e era baixista, ele acrescentou na banda um baixo com uma pitada Funky, caracteristica que desagradou Blackmore (guitarrista) e foi um dos motivos de sua saída. Hugues é conhecido por sua voz muito boa, sendo considerado um dos melhores vocalistas do rock setentista. Ele tocou com o Black Sabbath na década de 80 chegando a lançar um album com a banda em 86.
Como já disse, Iommi e Hughes já tinham tocado juntos no Black Sabath e anos mais tarde tinham participado de um disco solo em conjunto que só lançado anos mais tarde. Este segundo disco em conjunto é muito bom, com ótima aceitação da critica, pois mostra que a guitarra de Iommi ainda é capaz de criar riffs e sons ótimos (na década de 90 e começo de 2000 o guitarrista não teve nenhum trabalho de peso) e que a voz de Hughes ainda possui a qualidade que o marcou e que ainda teve uma melhora de técnica. O disco, gravado em 2005, teve uma formação simples, com Iommi na guitarra, Hugues baixo e vocais, Kenny Aronoff na bateria e Bob Marlette teclados. O disco possui um som pesado, porem sem exageros, que lembra muito o som do Black Sabbath.

Download do Album