terça-feira, 26 de maio de 2009

Chico Buarque- Ópera do Malandro



Este é uma ópera/musical composta por Chico Buarque de Hollanda e lançado em 1979, onde algumas horminias das músicas deste álbum foram retiradas de outras óperas famosas, como: "Carmen" de Bizet; "Aida" e "La Traviatta" de Verdi, mas a letra varia.
A primeira música do musical "O Malandro" apresenta uma estrutura interessante, pois começa com um batuque de uma caixa de fósforos e quando o compasso termina, mais um instrumento entra em cena até que todos os instrumentos da música entrem. Outra música que merece o devido destaque é "Geni e o Zepelin" que narra uma história de uma cidade que odeia uma prostituta- que dava para qualquer- mas que passa a adorá-la quando há o risco imimente de um zepelin destruir a cidade e o "comandante" do zepelin decidi transar com Geni em troca da não destruição da cidade. Quando o zepelin vai-se embora, a cidade volta a odiar Geni; esta música mostra claramente a hipocrisia social e como a sociedade se porta mediante a uma situação de vida ou morte.
As pessoas que participaram na confecção deste disco são nomes renomados no âmbito musical, como: Alcione, Gal Costa, Nara Leão, As Frenéticas, Elba Ramalho, Marieta Severo (ex-esposa de Chico), Zizi Possi, A Cor Do Som (participaç~´ao instrumental em "Hino de Duran", entre outros nomes. O musical ganhou uma edição em filme em 1986.
Breve biografia da vida de Chico: ele nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1944 e cursou a faculdade de arquitetura e urbanismo da USP (impressionante o número de artistas que cursaram este curso na época de faculdade, a maioria dos membros do Pink Floyd cursavame este curso por exemplo) e passou a inscrever músicas para festivais até que ganhou- no de 66- em primeiro lugar com a música "A Banda" (grande alegoria sobre o golpe militar, onde todos estaríamos observando a banda- os miliatres- desfilarem por causa da "revolução") empatado com a música "Disparada" de Geraldo Vandré. Depois de um tempo, Chico foi para o exílio e ficou por algum tempo no exterior. Chico compusera diversos álbuns e diversas peças de teatro, como: "Roda Viva"; "Os Saltimbancos" (peça que pretendo postar no blog mesmo sendo de cunho infantil); "A Gota D'Água"; "O Grande Circo Místico" e algumas outras, além de livros que até viraram filme, como o romance "Budapeste" que virou filme neste ano. Bom download...

Download do álbum