
Este álbum nada tem a ver com a páscoa, mas é um álbum que um amigo me emprestou e gostei muito. É de um dos maiores tecladistas do Progressivo mundial. O que me agrada muito no som dele é que ele mescla muito do Erudito com o dito Pop, apesar de o Progressivo não ser Pop. Isso fica evidente na segunda e última música do álbum que tem um trecho de uma obra erudita da qual eu não me lembro do nome.
Rick Wakeman é britânico e ainda está vivo. Fez parte do grupo Progressivo, Yes, e participou de um dos maiores álbuns da história do Rock que é o Close To The Edge (que está aqui no blog) e segundo o próprio, Rick Wakeman, este é o melhor álbum do Yes. Rick Wakeman já trabalhou com diversos músicos de uma área totalmente diferente da sua como: Elton John, Alice Cooper, Ozzy, Black Sabbath, David Bowie, Lou Reed e entre outros.
Wakeman entrou no Yes, pois o antigo tecladista foi delicadamente colocado para fora da banda devido ao fato de se negar a tocar algo além de um Hammond Órgão, espécie de órgão elétrico.
Rick Wakeman como bom Bretão gosta muito de exaltar as histórias do passado mediaval daquelas paragens, como fica evidenciado nos álbuns: "The Myths And Legends Of King Arthur And The Knights Of The Round Table" e "The Six Wives Of Henry VIII". O primeiro é um álbum conceitual que trata a história do Rei Artur e os cavaleiros da Távola redonda e o outro retrata a história da fundação do Anglicanismo por Henrique VIII ao querer casar-se mais de uma vez na Igreja, coisa que a Igreja católica apostólica romana e o Papa não aceitam até hoje. Então, ele cortou relações com a Igreja e fundou a sua para poder casar-se com quantas mulheres ele quisesse, até que uma desse o tão desejado filho homem para herdar o trono. (Stereo'n'roll também é história, além de cultura!).
O álbum em questão trata a história do livro "A jornada para o centro da Terra" de Julio Verne que ganhou até uma adaptação no cinema recentemente com Brendan Fraser (O cara que é o principal do filme: " A Múmia"). A história, basicamente, é a aventura de um menino e seu tio se aventurando no centro da Terra e correndo diversos perigos para escapar de lá. Eles encontram cogumelos gigantes, dinossauros, animais nunca antes vistos na superfície da Terra. Não contarei o final para não estragar o clichê da história. (Essa minha sinopse ficou parecendo sinopse do locutor da Sessão da Tarde). O disco em si é muito bem trabalhado e orquestrado- à propósito; o álbum foi gravado durante o Albert Festival Hall em Londres com uma orquestra e é de 1974- eu tenho uma crítica dura: as músicas são pouco cantadas, Rick Wakeman prefere contar e narrar a história ao invés de cantá-las. Tudo bem que é uma história baseada em livro e ele quis dar a entender que ele estava contando uma história, mas creio que ele consegueria fazer uma melodia para encaixar a letra cantada. Mas o álbum é muito foda do mesmo jeito! Bom download...
Download do álbum