terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mike Oldfield- Tubular Bells


Mais um álbum progressivo! Mas este é muito pouco conhecido no Brasil, este é um dos motivos de colocá-lo aqui. Dica: para escutar este álbum você tem que estar com tempo e vontade, pois ele tem duas partes (músicas) de mais de vinte minutos cada.
Mike Oldfield é britânico e lançou seu primeiro álbum aos vinte anos. O álbum em questão é, justamente, o "Tubular Bells". Ele é autodidata e aprendeu uma vasta gama de instrumentos, o que explica a presença de vários instrumentos em suas composições. A inexperiência de Oldfield fica evidente em alguns trechos com agudos e ele próprio se diz não muito satisfeito com o resultado do álbum. Palavras de Oldfield: "A verdade é que eu nunca fiquei completamente satisfeito com o resultado, nem com o som, nem com a interpretação, em geral. Sempre achei que o álbum podia ser melhor", essa afirmação foi feito em 2003, ano de lançamento do "Tubular Bells" orquestrado para celebrar o trigésimo aniversário da obra. A lista de instrumentos é enorme, por isso citarei alguns: piano de cauda, guitarras, baixo, órgão, violino, (obviamente) sinos tubulares e etc. Todos os instrumentos antes citados são tocados por Oldfield.
Várias gravadoras recusaram o álbum, até que Richard Branson, o dono da Virgin, ficou intimidado com o abismo social entre os dois. Uma curiosidade da primeira parte é que os acordes iniciais do piano são a música tema do filme "O Exorcista", o que pode dar um frio na espinha de quem já assistiu ao filme, pois esses acordes ficam mais sombrios.
O álbum ficou em primeiro lugar nas paradas britânicas por cinco anos e foi o primeiro colocado na Austrália também no ano de 1974.
A capa do álbum foi desenvolvida por Trevor Key, ele fez outras capas de álbum para Oldfield, a idéia do sino triangular sergiu de um sino destruído que assumiu forma semelhante ao da capa. Bom download...

Download do álbum