terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Syd Barrett- The Madcap Laughs


No dia 6 de janeiro de 1946, nasceu Syd Barrett, logo, ele faria 63 anos hoje. Esta é uma homenagem minha para este músico que muito contribuiu para a história do psicodelismo e do progressivo. Para os que não sabem, Syd morreu em 7 de julho de 2006.
Este foi o primeiro álbum solo. Nota-se que Syd estava muito alterado (não só de drogas, mas de doença mental também), pois- em muitas vezes- o violão parece desencontrado e a voz desafina e não combina com o violão. Na música, "If It's In You" Syd entra em falso e depois começa novamente. Este álbum contou com a ajuda dos companheiros de Pink Floyd, David Gilmour (Tecnicamente, Gilmour não fora companheiro de Syd, pois ele foi o sucessor do mesmo na banda) e Roger Waters e sem eles quase que o álbum não saía. Pois eles fizeram arranjos de algumas músicas, pois a maioria contem somente um violão e a voz de Barrett. Alguns lampejos de genialidade aparecem em algumas músicas, como: "Dark Globe", "Late Night", "Golden Hair" e "Long Gone". Na música, "Feel" pode-se escutar uma pessoa dizendo "Feel, take one" e demora alguns segundos para a música começar.
O álbum original possui treze música, mas depois foi lançada uma edição especial com mais seis takes alternativos de algumas músicas e outra informação extra é que a mulher que aparece nua na contra-capa do álbum é a namorada de Syd da época, uma modelo conhecida apenas por Iggy the Eskimo ("Eskimo" devido a sua ascendência esquimó).
O Pink Floyd fez diversas músicas em homenagem ao Syd, como: "Brain Damage" (sugestivo, não?), "Wish You Were" e "Shine On You Crazy Diamond" que retratam a vida e a falta que ele fazia para a banda e dizem que durante as gravações do álbum "Wish You Were Here" Barrett apareceu e levou Waters às lágrimas. No show, "In The Flesh" de Waters quando ele toca "Shine On You" a imagem de Barrett aparece no telão.
Em outubro de 2008, dois anos após a morte de Barrett devido a um câncer no pâncreas, foi realizado um tributo em homenagem ao músico na sua cidade natal, em Cambridge. O evento, chamado “The city awakes”, durou dez dias, e envolveu uma série de exposições, shows e workshops em homenagem à memória de Barrett.
Bom download

Download do álbum