terça-feira, 14 de outubro de 2008

Richard Wright- Wet Dream


Mesmo que a morte deste grande tecladista tenha sido em Setembro não podia perder a oportunidade de homenageá-lo, pois o seu teclado é onipresente nas músicas do Pink Floyd e representa muito do som que a banda fazia. Por isso, não poderia deixar de agraciar tal músico que, muitas vezes, ficou em terceiro plano, pois Roger Waters e David Gilmour o ofuscaram.
Mas Richard Wright participou ativamente de muitos álbuns ao colocar composições próprias. Onde o álbum com mais músicas compostas por este tecladista é “Wish You Were Here” que das dez canções, cinco foram assinadas por ele, inclusive o grande sucesso “Shine On You Crazy Diamond”.
Breve biografia: Richard William Wright nasceu em Londres no dia 28 de julho de 1943 e com dezessete anos entrou para a faculdade de Arquitetura, onde conheceu Roger Waters e Nick Mason. Formaram um grupo e depois chamaram Syd Barret (que depois fora expulso da banda por problemas com drogas e bebidas) para tocar guitarra. O primeiro trabalho solo de Wright, “Wet Dream” foi gravado durante a carreira do Pink Floyd e antes mesmo do álbum “The Wall”. Por falar em “The Wall, há um fato curioso. Durante as gravações, Roger Waters havia tomado o total controle da banda e Rick fora afastado das gravações, mas durante a turnê ele participou como músico contratado e lucrou com estes concertos, pois ele tinha que receber pelos shows, mesmo que os gastos com a infra-estrutura do show fossem enormes.
Durante este período de afastamento da banda, ele lançou outro álbum o “Zee Identity” que foi um trabalho conjunto com o músico Dave Harris. Alguns anos depois, Rick voltou a tocar em turnê (“A Momentary Lapse Of Reason”) com a banda e já no álbum “Division Bell” ele voltou ao processo criativo de criação de músicas. Em 1996, ele lançou o seu último álbum solo: “Broken China”. Ele fez alguns shows, participou da gravação do álbum de David Gilmour “On An Island” e veio a falecer em casa (Londres) no dia 15 de setembro de 2008 por câncer, segundo divulgou o porta-voz do grupo.
O álbum que postei é o primeiro da carreira solo deste grande tecladista que apresenta elementos do Jazz, Funk (Soul), e muito progressivo. Este álbum contou com a participação dos músicos: Mel Collins (sax), Snowy Whithe (guitarra), Larry Steele (baixo) e Reg Isadore (bateria). Neste álbum, há a mescla de músicas instrumentais e cantadas que formam harmonicamente uma bela sequência e, sem sombras de dúvidas, é um álbum que mostra a dor de Rick ao perceber que os Egos dos membros do Pink Floyd estão ficando maiores com o sucesso; como se percebe na música “Pink´s Song” onde ele pede um tempo para respirar e no final da música ele diz: “And I must go, be on my way/ Let me go, I can not stay”.